v. 13, n. 4 (2015)

Outubro/Dezembro - 2015

Prezados,

Estamos encerrando as publicações referentes ao ano de 2015 com o Volume 13, número 4, referente ao período de Outubro/Dezembro de 2015, da Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), com Artigos, Relato Técnico e Ensaios Teóricos.

Gostaríamos, nesta última Edição de 2015, de AGRADECER a todos os colaboradores desta revista, que nos ajudaram a manter a periodicidade, sejam os autores, os avaliadores, a Comissão Editorial e toda a estrutura fornecida pela Universidade, pois depende da participação desses Atores a continuidade do Periódico.

No primeiro artigo desta edição o objetivo do estudo foi compreender as relações de aprendizagem informal em um projeto intraempreendedor que estimula a formação de equipes para desenvolverem soluções inovativas.

O segundo artigo realiza uma descrição das características da produção científica sobre gerenciamento de resultados contábeis (GR) veiculada nos principais periódicos contábeis do Brasil.

Diante dos problemas ambientais e sociais desencadeados dentro e fora das organizações, este trabalho teve como objetivo verificar a atitude e intenção de compra de consumidores em relação a produtos têxteis com argumento ecológico.

No quarto artigo o objetivo foi analisar o exercício da cidadania de catadores cooperados.

Neste artigo foi identificar a variação no risco de ativos de empresas estatais listadas no Índice Bovespa (Ibovespa) em anos com eleições majoritárias para Presidente da República comparativamente com anos sem eleições, por meio da variabilidade da média do coeficiente beta (β), variável constituinte do Capital Asset Pricing Model (CAPM).

O sexto artigo teve como objetivo analisar o Secretariado Executivo em relação à Ghetto Thesis, tendo como base o estudo realizado por Truss (1992).

Este Relato Técnico descreve a solução encontrada para identificar quais são as práticas gerenciais utilizadas por uma empresa da indústria de alimentos, que adota um modelo de negócio aberto, relacionado com sua capacidade de inovação.

Quanto aos Ensaios Teóricos, o primeiro deles aborda as rotinas organizacionais como repositórios de recursos e conhecimento capazes de alavancar as suas capacidades dinâmicas.

O Segundo ensaio teve por objetivo oferecer uma reflexão sobre a socialização organizacional, problematizando-a, com a defesa de que ela se apresenta como um fenômeno complexo e multifacetado, possibilitando múltiplos níveis de análise. 

Boa Leitura a todos!

Dr. João Francisco Morozini – Editor

Sumário

Artigos

Paulo Henrique Martins Desidério, Ibsen Mateus Bittencourt, Carlos Antonio Cardoso Sobrinho
10 - 26
Jonatan Marlon Konraht, Dione Olesczuk Soutes
27 - 44
Késia Rozzett, Chael Mazza, Leonardo Martins Prudente, Solange Alfinito
45 - 61
Hugo Manuel Bastos, Geraldino Carneiro de Araújo
62 - 79
Diego Zanatta Maria, Edison Luiz Leismann
80 - 93
Débora Carneiro Zuin, Andréa Aon M. Cardoso
94 - 111

Relato Técnico

Gilberto Francisco Ceretta, André Luis Salvador, Dálcio Roberto Reis
112 - 126

Ensaio Teórico

Gilberto Grzeszezeszyn
127 - 144
Flaviana Andrade de Pádua Carvalho, Antônio Luiz Marques, Mozar José de Brito
145 - 158